Investigação
A detecção precoce e o diagnóstico atempado e com elevada acuracidade de lesões pré-malignas e de lesões malignas em fase inicial é fundamental para diminuir a incidência e mortalidade, respectivamente. O desenvolvimento recente da endoscopia digestiva com melhoria dos sistemas de resolução de imagem têm levado ao reconhecimento mais atempado e preciso de lesões em estádios iniciais e inclusivamente ao seu tratamento por via endoscópica.
Ao longo dos últimos anos a investigação nesta área tem-se desenvolvido também ao nível da biologia molecular através do melhor conhecimento das vias de carcinogénese e de alterações genéticas que ocorrem durante o desenvolvimento destes tumores. Este desenvolvimento da biologia molecular tem permitido alterações importantes na abordagem terapêutica destas neoplasias, nomeadamente na utilização de novos fármacos, sobretudo no contexto de doença metastizada.
Os desenvolvimentos que têm ocorrido a nível da genética têm também permitido identificar indivíduos pertencentes a famílias de risco mais elevado e estratificar a estratégia de vigilância de acordo com o risco individual.